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Rio quente, Postado em 8 de março de 2022, 6 min de leitura

O bem-estar físico e mental é muito importante para uma vida saudável. Para alcançá-lo e encontrar equilíbrio, existem algumas práticas que podem ajudar, como meditação e yoga. Você quer saber como praticar yoga? Quais são os seus benefícios para a saúde de quem faz essa modalidade?

É isso que o Rio Quente vai responder nesse conteúdo. Neste guia de yoga para iniciantes, vamos ensinar mais sobre ele, os possíveis benefícios para a saúde e quem pode praticá-lo. Além disso, você vai conhecer mais sobre o Festival Bem-Estar, que acontece no nosso resort e conta com yoga na sua programação.

Yoga: conheça mais sobre essa prática

Caso você já tenha se perguntado o que é yoga, esse conteúdo pode esclarecer a sua dúvida. Com mais de cinco mil anos, essa prática tem como objetivo unir corpo, mente e espírito para que a pessoa encontre o equilíbrio e se reconecte com a sua verdadeira essência.

Como isso é feito? Por meio de técnicas de respiração, movimentação, flexibilidade e meditação. Dentro do yoga, existe uma subdivisão relacionada aos métodos utilizados na prática. Trouxemos alguns para você conhecer melhor:

  • Hatha: é o método mais clássico e conta com exercícios de controle respiratório, posturas, relaxamento, meditação, contrações corporais, jogos completos de exercícios e gesticulação de dedos, mãos e braços;
  • Ashtanga: conta com seis séries fixas de posturas. É uma prática que exige muito foco e disciplina;
  • Kundalini: esse tipo mescla exercícios respiratórios, contrações corporais, posturas, jogos completos de exercícios, gesticulação de dedos, mãos e braços, e alguns mantras;
  • Lyengar: nessa modalidade, o foco é o alinhamento do corpo do aluno e, para isso, são utilizados blocos, elásticos, cintos e cordas.

Benefícios do yoga

Quer aprender como praticar yoga? É muito importante conhecer os principais benefícios que ele traz para a sua saúde. Em primeiro lugar, essa técnica é ótima para reduzir o estresse e a ansiedade, já que tenta esvaziar a mente de pensamentos sobre futuro e passado, levando a um equilíbrio emocional.

Dentre os benefícios da yoga, o condicionamento físico é um dos mais importantes. Isso porque os exercícios corporais ajudam a melhorar a resistência e a fortalecer os músculos. Nesse caso, tudo depende da modalidade adotada e da intensidade do estilo praticado.

Independente do tipo de yoga que escolher praticar, você vai ter muito mais consciência corporal. Isso significa que vai saber notar erros na sua postura e na forma como anda ou senta, e até mesmo perceber alguns sinais de tensão muscular pelo corpo.

Dentre os benefícios físicos do yoga está a flexibilidade dos músculos. Isso ajuda a aliviar dores causadas por escoliose, hérnia de disco e fibromialgia, por exemplo. Além disso, é uma ótima maneira de melhorar a circulação sanguínea, os batimentos cardíacos e a pressão arterial, equilibrar o sistema endócrino e regular o sistema nervoso.

Quem pode praticar yoga?

Caso você já tenha se perguntado quem pode praticar yoga, saiba que seus exercícios são superdemocráticos e, por isso, podem ser feitos por todo mundo. A maior vantagem dessa prática é que existem várias modalidades e você pode decidir qual mais combina com a sua rotina e com o seu corpo.

Imagem de uma mulher aprendendo como praticar yoga em frente a um belo pôr-do-sol.

Yoga: como praticá-lo?

Quer aprender como praticar yoga? Saiba que é necessário um lugar com bastante espaço, já que algumas posições precisam de uma área ampla para realizá-las. É importante que o local da prática tenha o que você precisa para se concentrar, afinal, todas as modalidades exigem esse foco.

Para entender melhor sobre essa prática, é necessário conhecer mais sobre as posições de yoga. Os iniciantes, por exemplo, podem começar com algumas posturas fáceis e ir fazendo uma evolução gradual das técnicas aplicadas. Confira alguns tipos:

  • Tadasana (posição da montanha): é um movimento indicado para corrigir a postura;
  • Uttanasana (pose de reflexão para frente): é uma postura terapêutica, que ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade;
  • Trikonasana (posição do triângulo): ajuda a alongar e a fortalecer os músculos, além de reduzir a pressão arterial e melhorar as funções sanguíneas do corpo;
  • Shirshasana (postura invertida sobre a cabeça): dentre os benefícios dessa posição, a ajuda ao sono é um dos principais, já que ela consegue diminuir a frequência de noites de insônia.

Quando for praticar o yoga, use roupas confortáveis, que não atrapalhem na hora de realizar os exercícios. Então, se quiser, pode completar o ambiente com um fundo musical tranquilo e leve.

Para aprender como praticar yoga, também é importante saber da importância de contar com instrutores especializados. Hoje em dia, é possível fazer aulas de yoga online, sem sair do conforto da sua casa ou até mesmo em viagens, com o serviço sendo oferecido pelo hotel em que você estiver hospedado. Muito legal, não é mesmo?

Venha praticar yoga no Rio Quente!

Procurando onde praticar yoga? Que tal aproveitar para conhecer mais sobre essa técnica em um dos melhores resorts do Brasil? Em março, o Rio Quente conta com o Festival Bem-Estar e sua programação incrível, com atividades para você poder encontrar seu equilíbrio em meio às belezas do Cerrado goiano.

No Bem-Estar, temos yoga, caminhada, passeio de bike, massagem, meditação, workshops, oficinas e muito mais. Para participar, se hospedar-se no Rio Quente em março, mas fique atento, pois a programação pode ser alterada sem aviso, então consulte nossa central de atendimento, redes sociais e WhatsApp da Sol (assistente virtual da Aviva) para mais informações.

Rio Quente: o destino ideal para todas as idades

O Rio Quente conta com cinco opções de hospedagens e todas têm o regime de meia-pensão, com café da manhã e jantar inclusos no pacote. Além disso, elas contam com acesso ilimitado a atrações incríveis, como o Parque das Fontes e o Hot Park.

Por aqui, sua viagem tem toda a segurança possível, já que estamos seguindo todas as medidas de prevenção contra a COVID-19 orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Então o que você está esperando? Confira as opções de hospedagem disponíveis e agende a sua estadia!

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