Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 15 de março de 2022, 5 min de leitura

Se você vai viajar para o Centro-Oeste brasileiro, não pode deixar de visitar o Casarão dos Gonzaga. Localizado na cidade de Caldas Novas, a cerca de 170 quilômetros da capital goiana, a atração é uma viagem ao passado que garante experiências inesquecíveis.

Considerado um patrimônio cultural da cidade, o espaço carrega inúmeras histórias e fica próximo a outras incríveis atrações da região. Quer saber mais? Venha com a gente e saiba mais sobre essa construção!

O que é o Casarão dos Gonzaga?

Construído por Orcalino Santos em 1907, o Casarão dos Gonzaga, em Caldas Novas, é um monumento histórico que já faz parte da rota turística brasileira. Reconhecido como a primeira construção feita na região, o local foi desenvolvido para ser sede do então prefeito da cidade, que posteriormente passou a posse para a família Gonzaga.

Contando um pouco da história de Caldas Novas, a atração foi estruturada em um estilo colonial com paredes brancas e umbrais azuis, além de pés-direitos altos. A sua composição foi pensada para amenizar o calor da região, ensolarada praticamente no ano inteiro.

Atualmente, esse exemplo da arquitetura goiana do início do século XX ainda conta com artefatos e objetos típicos do período colonial. Além disso, abriga o Centro de Apoio do Artesão, com comércio de produtos e imagens históricas.

Onde fica e o que fazer lá?

O Casarão dos Gonzaga está localizado na Rua Cel. Gonzaga, no centro da cidade, a cerca de 5 minutos da rodoviária de Caldas Novas. A atração é aberta ao público e funciona de segunda-feira a sábado das 8h às 17h.

Lá, além de mergulhar na história da região, você pode se divertir e participar de eventos como festivais de dança, feiras gastronômicas e de artesanato. Além disso, é possível apreciar rodas de capoeira e exposições de artes.

artesão fazendo artesanato com madeira representando os produtos vendidos no casarão dos gonzaga

O que conhecer próximo ao Casarão dos Gonzaga?

Quem visitar o Casarão dos Gonzaga pode aproveitar a passagem pela cidade para conhecer outros pontos turísticos de Caldas Novas. Entre as opções mais próximas, estão:

Jardim Japonês

Localizado a poucos minutos do centro da cidade, o Jardim Japonês é uma excelente atração para conhecer em Caldas Novas. O espaço é trabalhado em paisagismo ao estilo japonês, com fontes, pontes e bambus.

Cercado por uma belíssima vegetação, o local é o destino ideal para quem busca paz e tranquilidade. Aberto ao público, ele funciona todos os dias, das 9h às 17h.

Lago Corumbá

Se você curte se arriscar em esportes aquáticos, vai amar conhecer o Lago Corumbá. Localizado a pouco mais de 7 quilômetros do Casarão dos Gonzaga, o lago possui cerca de 65 quilômetros quadrados e é responsável pelo abastecimento da Usina Hidrelétrica de Corumbá I.

Diante de um cenário de tirar o fôlego, você pode aproveitar o clima para dar um passeio de lancha ou jet-ski e ir até bares ou cachoeiras. Além disso, quem quiser pode participar dos campeonatos de pesca esportiva.

Parque Estadual das Serras de Caldas Novas

O Parque Estadual das Serras de Caldas Novas (PESCAN) foi criado na década de 1970 com o objetivo de preservar os lençóis de águas termais da região e a vegetação local. Localizado a aproximadamente 11 quilômetros do centro da cidade, o espaço disponibiliza atividades incríveis para toda a família.

Durante a vista, é possível se conectar com a natureza e apreciar as incríveis paisagens naturais. Fora isso, lá você pode fazer trilhas, nadar nas cachoeiras e conhecer mirantes com vista panorâmica.

Hot Park

Considerado o maior parque aquático temático da América Latina, o Hot Park é uma atração que não pode faltar no seu roteiro de viagem. A aproximadamente 27 quilômetros do Casarão dos Gonzaga, o parque está situado na cidade de Rio Quente e possui as mais diversas atividades, com opções para todas as idades.

Você pode conhecer a Praia do Cerrado, reconhecida como a maior praia artificial com águas naturalmente aquecidas do mundo. Ou, se preferir, pode se aventurar em uma Mega Tirolesa, com 1,1 quilômetro de extensão e ponto inicial a 70 metros de altura. Demais, né?

Hospede-se no Rio Quente Resorts!

E aí, gostou do conteúdo e está a fim de conhecer o Casarão dos Gonzaga, assim como todas as outras atrações da cidade das águas quentes? Então, não perca tempo e venha se hospedar no Rio Quente Resorts.

Situado a cerca de 26 quilômetros de Caldas Novas, o complexo de hotéis é a opção perfeita para os seus dias de descanso. Com acomodações superaconchegantes, além de atrações para todos os gostos, no resort você pode colecionar lembranças inesquecíveis ao lado de quem ama.

Sem contar que, em todas as alas o complexo está seguindo as medidas de prevenção orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visando garantir o máximo de conforto e segurança a você. Gostou? Explore as opções de hospedagem e faça já a sua reserva!

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e venha pro Rio Quente!

Confira