Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 10 de fevereiro de 2022, 5 min de leitura

Se você é um grande fã de esportes e quer descobrir como jogar tênis, está no lugar certo! Apesar de ser uma modalidade bem popular, aprender a praticá-la pode gerar algumas dúvidas.

Pensando nisso, preparamos este artigo com mais detalhes sobre o que é, como e onde jogar tênis. Preparado? Então não perca mais tempo, venha com a gente e confira!

O que é o tênis?

A origem do tênis sempre foi muito controversa. Para muitos, a modalidade que conhecemos hoje começou em 1873, quando o major inglês Walter C. Wingfield introduziu um novo jogo à sociedade, intitulado sphairistike, que posteriormente foi denominado “tênis”.

Assim como atualmente, a modalidade era praticada por dois jogadores ou duas duplas de jogadores em uma quadra dividida por uma rede. O jogo exigia aspectos de ataque e defesa, e habilidades como equilíbrio, força, concentração e raciocínio rápido.

Durante a partida, os jogadores usavam raquetes para rebater a bola de um lado para o outro até marcarem pontos e recomeçarem. As regras do tênis foram escritas durante o século XIX e sofreram poucas alterações desde então.

Quais são os equipamentos utilizados para jogar?

Para quem deseja aprender como jogar a modalidade, o primeiro passo é se preparar! Para isso, é importante saber quais são os principais equipamentos de tênis. Entre eles estão:

  • bola: considerada o item mais importante para o jogo, a bola normalmente conta com um pequeno diâmetro (entre 6,35 e 6,67 centímetros) e é feita de borracha e lã (natural ou sintética);
  • raquete de tênis: esse equipamento é usado pelo jogador para arremessar a bola para o lado oposto. O objeto pode variar de tamanho e composição. Em geral, possui uma superfície plana, com cordas verticais e horizontais entrelaçadas.
  • roupas e calçados adequados: as roupas e calçados também fazem parte da lista de equipamentos necessários para praticar tênis. O ideal é optar por peças confortáveis, confeccionadas em materiais leves para que não atrapalhem os movimentos. O mesmo serve para o tênis: priorize modelos próprios para a prática do esporte;
  • quadra de tênis: apesar de não ser de fato um equipamento, a quadra de tênis é fundamental para a modalidade. Ela deve possuir um formato retangular, com uma rede no meio, dividindo os espaços dos jogadores igualmente.

As quadras para jogos de tênis simples (um contra um) devem medir cerca de 23 metros de comprimento para 8 metros de largura. Já para os jogos em dupla (dois contra dois), as medidas precisam ser de cerca de 23 metros de comprimento por 10 metros de largura.

homem branco aprendendo como jogar tênis na quadra

Como jogar tênis?

Sabendo o que é o esporte e quais são os equipamentos necessários para praticá-lo, fica mais fácil aprender como jogar tênis. Nesse sentido, fizemos um passo a passo para te ajudar a praticar a modalidade.

Antes de mais nada é importante definir como a partida acontecerá. Será individual ou em dupla?! Determinando isso, é só ir para a quadra. Para começar o jogo, é feito um sorteio entre os jogadores.

Quem ganha inicia a partida com o saque. Assim, a bola segue em campo, sendo rebatida de um lado para o outro, até que um dos tenistas lance-a na rede ou para fora da quadra.

Para marcar um ponto, o jogador precisa fazer com que a bola bata no solo de qualquer parte da quadra adversária. A pontuação no tênis é subdividida e funciona com games/jogos e sets/partidas, onde um set é composto por seis games, e o game, composto por pontos. Vence o jogo quem fizer mais sets.

Principais regras do esporte

Na hora de aprender como jogar tênis, também é fundamental conhecer suas regras básicas. Nesse caminho, o primeiro passo é entender que uma partida do esporte é dividida em três ou cinco sets. Para ganhar um set, é necessário ter uma vantagem de dois games sobre o adversário.

Os games são disputados por pontos que são contados em 15, 30, 40 e 60. Em caso de empate, ganha quem fizer dois pontos seguidos. Caso um set fique empatado em cinco games, a quinta partida vai para o tie break, onde cada jogada vale um ponto. O jogador que fizer sete pontos ou mais, com dois pontos de diferença, vence o set.

Diferentemente de um jogo de vôlei, no tênis, os competidores sacam a cada game completo. Esse saque é denominado “serviço”. O jogador tem duas chances para acertar o seu serviço, se errar, é considerado dupla falta, e o adversário sai na frente no placar.

Formato da quadra

O formato da quadra de tênis também se encaixa nas regras, já que não é em todo lugar que a bola pode cair para valer ponto. Os quadrados menores, próximos à rede, são as áreas de saque. Juntamente ao retângulo na parte de trás, são válidos para pontuação.

Em caso de jogos individuais, com apenas dois jogadores em quadra, os corredores nas laterais não são válidos para pontos, ou seja, se a bolinha cair lá, ela está fora. É o contrário do que acontece nos jogos de dupla.

Quadra de tênis é no Rio Quente!

E aí, gostou do conteúdo e quer aprender na prática como jogar tênis? Que tal aproveitar os dias de folga para curtir um hotel com quadra de tênis? Não perca tempo e venha para o Rio Quente Resorts!

Além de oferecer acomodações superaconchegantes e atrações para todas as idades, o complexo conta com 11 tipos de quadra de tênis oficial, iluminadas e com funcionamento 24 horas. Lá, você ainda pode garantir algumas dicas com as oficinas que acontecem toda segunda, quarta e sábado, das 9h às 12h e das 15h30 às 17h.

Lembrando que, para garantir sua segurança, todas as alas do resort passam por higienização constante, seguindo as medidas de prevenção homologadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, é só conferir as opções de hospedagem e fazer sua reserva sem preocupação.

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e venha pro Rio Quente!

Confira