Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 17 de dezembro de 2021, 4 min de leitura

O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) é uma opção de passeio bacana para toda a família. Para quem busca trilhas em Caldas Novas, o local oferece duas opções que terminam em belas cachoeiras.

Localizado a menos de cinco minutos de distância do centro de Caldas Novas, o Pescan está aberto à visitação diariamente, sem necessidade de agendamento. Entretanto, em função das restrições contra a COVID-19, a orientação é entrar em contato antes de ir ao local para verificar eventuais alterações nos horários e nas regras de acesso.

No Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, você pode conhecer duas trilhas principais que carregam a flora e fauna do Cerrado, o bioma mais ameaçado do Brasil. Conheça mais sobre essas opções e comece a planejar a sua próxima viagem!

Trilha da Cascatinha

A trilha da Cascatinha ocupa uma posição de destaque entre as principais em Caldas Novas. Ela é a mais procurada no parque, e isso acontece porque ela não exige muito preparo físico, sendo feita por pessoas de diferentes idades.

O trajeto total é de aproximadamente 600 metros de distância, percorridos em um terreno plano, com poucas elevações. A maior parte do caminho é rodeada de mata, o que traz mais conforto em função da sombra das árvores.

O ponto alto da trilha, bastante percorrida por visitantes que vão a Caldas Novas e Rio Quente, é o destino final: a Cachoeira da Cascatinha, uma queda d’água de quatro metros de altura com uma piscina natural de mais ou menos dois metros de profundidade no ponto mais fundo.

Algumas partes são rasas, por isso crianças e pessoas que não sabem nadar podem usufruir da piscina natural. Não é por acaso que a Cascatinha é favorita das famílias e considerada passeio imprescindível quando o assunto são trilhas em Goiás.

Para aproveitar a trilha e as cachoeiras ao máximo, lembre-se de levar roupas confortáveis, toalhas, repelentes e filtro solar. Os calçados devem ser próprios para caminhada, especialmente nos locais em que o acesso tem muita água. Com planejamento, você garante o passeio perfeito em família.

trilhas em caldas novas

Trilha da Cachoeira do Paredão

É possível encontrar diferentes tipos de trilhas no Brasil, algumas mais fáceis e outras mais complicadas. Esta faz parte da segunda categoria. Também localizada no Pescan, ela tem aproximadamente 1,1 km de distância e exige um certo preparo físico do turista para enfrentar degraus de pedras e alguns trechos bastantes íngremes.

Apesar da sombra da mata acompanhar alguns trechos, outros são abertos, e isso torna indispensável o uso de protetor solar, boné e óculos de sol. Não esqueça do repelente, já que os insetos podem atrapalhar o seu passeio.

A caminhada por essa trilha leva até a maravilhosa Cachoeira do Paredão. Os locais mais íngremes têm apoios de corrimão para ajudar o visitante, mas requerem atenção redobrada.

Ao longo do trajeto, você vai ter contato com a vegetação e o bioma típicos do Cerrado, conhecendo plantas frutíferas, como pouteria torta, pequi e mangaba; e medicinais, como laranjinha-do-campo, sucupira preta e vinhático.

Trilha da Rua da Pedra

Quando o assunto são trilhas em Caldas Novas, você não pode deixar de incluir uma visita ao caminho que leva à Rua da Pedra no seu roteiro de viagem. Ainda no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, o espaço é dedicado à preservação do meio ambiente.

A Rua de Pedra é uma ótima opção para quem faz trekking e quer conhecer mais da natureza de Caldas Novas. O caminho rochoso, que se estende por dois quilômetros, é o local por onde escorrem águas das nascentes.

A água é responsável pela formação de poças, que se tornam a fonte de água dos animais que vivem no parque. No Pescan, você pode aproveitar para conhecer mais sobre esses bichinhos visitando o museu.

Falando em água, vale lembrar que todos esses passeios levam a cachoeiras e locais que têm a água como uma das principais atrações. Essa é uma oportunidade ímpar de aproveitar o verão em contato com a natureza e ainda se refrescar nas cachoeiras que ajudam a formar um cenário deslumbrante.

A propósito, se você gosta de natureza e quer fazer trilhas em Caldas Novas, aproveite para fazer um passeio pelo Lago Corumbá. Localizado a 10 km de distância da cidade de Caldas Novas, esse é um ponto de encontro para praticantes de esportes náuticos.

Você gostou de saber mais sobre as principais trilhas em Caldas Novas? Então, aproveite para começar a planejar a sua próxima viagem e viver essa experiência em contato com a natureza. Conheça nossos hotéis e encontre a estadia perfeita!

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite nossos pacotes promocionais e curta o melhor do Rio Quente!

Confira