Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 14 de fevereiro de 2022, 5 min de leitura

Para quem ama praticar esportes, as viagens são ótimas oportunidades para passar bastante tempo se exercitando na sua modalidade preferida. No caso de atividades aquáticas, é preciso aprender as regras e, por exemplo, como remar caiaque da melhor maneira.

O Rio Quente pode ajudar a tornar o seu passeio de caiaque muito mais divertido. Confira o nosso guia sobre como remar da maneira correta, além de conhecer alguns modelos desse equipamento. Depois, é só visitar o nosso complexo e aproveitar essa atração que está disponível por aqui. Vamos lá?

Caiaque: para quem gosta de aventura

Para aprender como remar caiaque, é preciso entender que tudo será feito com o auxílio de um remo e um colete salva-vidas. Afinal, a sua segurança deve vir em primeiro lugar. Por aqui, listamos os principais pontos para fazer essa atividade da melhor maneira.

Remo

Existem dois tipos de remo de caiaque: o assimétrico e o simétrico. O primeiro possui uma pá côncava, por isso você precisa girá-lo quando entrar em contato com a água, já que o lado curvo deve estar virado na sua direção. Já o segundo tem duas pás retas, e é importante que uma esteja submersa e outra no alto, criando um tipo de freio.

O remo ideal é definido de acordo com a sua altura com um dos braços esticados. Para segurá-los, suas mãos devem estar no cabo a uma distância igual à dos seus ombros. Fique atento para que cada mão esteja na mesma posição em relação às pás.

Como remar?

Para aprender como andar de caiaque, saiba que o movimento para remar é feito da seguinte maneira: você deve manter os braços esticados e girar o ombro ao começar a remada, inclinando-se para frente e puxando a água para trás. Depois, gire o tronco e retorne ao assento. Por fim, vire levemente o corpo e acompanhe a posição da pá que segue para a frente do barco.

É importante saber que remar não é apenas algo feito pelos braços; é preciso que haja harmonia com o tronco, que trará força, e as suas pernas. Lembre-se também que o remo deve estar na posição vertical e na lateral do barco e que, ao final do movimento, ele deve estar na altura do seu quadril.

Tipos de caiaque

Quando falamos nos tipos de caiaque, temos uma divisão entre os modelos indicados para lazer e para competições. Vamos contar um pouco mais sobre eles:

Caiaques para lazer

Os caiaques de passeio procuram priorizar o conforto e a facilidade. Afinal, a pessoa que vai utilizá-lo pode não ter a experiência necessária para remar. Confira alguns deles:

  • Caiaque aberto: nesse tipo, a pessoa que irá remar não entra nele, já que o seu formato é muito similar ao de uma prancha de surf. É uma ótima opção para quem tem dificuldades para subir no barco.
  • Caiaque de turismo: esse tipo é fechado e oferece muito conforto para quem quer fazer passeios mais longos. É um modelo que pode exigir certo conhecimento para subir e tirar a água que entra.
  • Caiaque de corredeiras: esse modelo é indicado para águas brancas, ou seja, com ondas, pedras e movimentos como redemoinhos e refluxos. Pelo tipo de lugar que pode ir, é indicado para quem já tem experiência.
  • Caiaque de expedição: esse é ideal para quem pretende fazer grandes travessias, podendo ter até um compartimento para bagagem.

Imagem de pessoas em um caiaque amarelo. Elas observam a água enquanto desfrutam do passeio próximo a uma vegetação.

Caiaques para competições

No caso de pessoas que estão aprendendo como remar caiaque, é interessante conhecer mais sobre alguns modelos indicados para competições. Assim, é possível passar a acompanhar as disputas.

  • Caiaque de velocidade: são barcos mais finos e leves, justamente para aumentar a velocidade.
  • Caiaque de descida: feitos para descer rios com corredeiras, possuem uma proa mais pesada para adentrar nas ondas.
  • Caiaque de Slalom: tem um formato mais largo, mas com proa e popa mais afinados, o que garante mais facilidade nas manobras.

E o caiaque duplo?

O caiaque duplo é utilizado tanto para competições quanto para passeios turísticos. Como o próprio nome já diz, há assentos para duas pessoas. Se você optar por esse tipo na sua viagem, fique atento aos seguintes pontos:

  • o passageiro mais pesado deve sentar no fundo;
  • o passageiro da frente controla a remada, e o do fundo deve seguir os seus movimentos;
  • os dois devem estar em sincronia para evitar que os remos colidam durante o passeio.

Conheça mais sobre o passeio de caiaque do Rio Quente

O Rio Quente é um dos melhores destinos para visitar no ano inteiro. Por aqui, temos várias atrações incríveis, como o passeio de caiaque. Para aproveitar essa atividade, saiba que ela é paga, está localizada no Hot Park e funciona de sexta a quarta-feira das 10h às 17h.

O passeio é feito com a ajuda de instrutores e, é claro, todos os equipamentos para a sua segurança. Além disso, existem caiaques simples e de acrílico (por inteiro ou só o fundo), que permitem observar os peixes e a belíssima flora aquática desse lago com 9 mil metros quadrados e 5 metros de profundidade.

Curta o passeio de caiaque no Rio Quente Resorts!

Viu só? É muito fácil aprender como remar caiaque. No Rio Quente, você pode aproveitar essa e outras atividades incríveis em meio às belezas do Cerrado Goiano, além de escolher entre cinco opções de hospedagem com acesso ilimitado a atrações, como Hot Park e Parque das Fontes, e sistema de meia pensão com café da manhã e jantar inclusos.

Por aqui, a sua viagem tem toda a segurança possível, pois estamos seguindo todas as medidas de prevenção contra a covid-19, orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Confira as nossas opções de hospedagem e agende a sua estadia!

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite nossos pacotes promocionais e curta o melhor do Rio Quente!

Confira