Para quem ama praticar esportes, as viagens são ótimas oportunidades para passar bastante tempo se exercitando na sua modalidade preferida. No caso de atividades aquáticas, é preciso aprender as regras e, por exemplo, como remar caiaque da melhor maneira.
O Rio Quente pode ajudar a tornar o seu passeio de caiaque muito mais divertido. Confira o nosso guia sobre como remar da maneira correta, além de conhecer alguns modelos desse equipamento. Depois, é só visitar o nosso complexo e aproveitar essa atração que está disponível por aqui. Vamos lá?
Caiaque: para quem gosta de aventura
Para aprender como remar caiaque, é preciso entender que tudo será feito com o auxílio de um remo e um colete salva-vidas. Afinal, a sua segurança deve vir em primeiro lugar. Por aqui, listamos os principais pontos para fazer essa atividade da melhor maneira.
Remo
Existem dois tipos de remo de caiaque: o assimétrico e o simétrico. O primeiro possui uma pá côncava, por isso você precisa girá-lo quando entrar em contato com a água, já que o lado curvo deve estar virado na sua direção. Já o segundo tem duas pás retas, e é importante que uma esteja submersa e outra no alto, criando um tipo de freio.
O remo ideal é definido de acordo com a sua altura com um dos braços esticados. Para segurá-los, suas mãos devem estar no cabo a uma distância igual à dos seus ombros. Fique atento para que cada mão esteja na mesma posição em relação às pás.
Como remar?
Para aprender como andar de caiaque, saiba que o movimento para remar é feito da seguinte maneira: você deve manter os braços esticados e girar o ombro ao começar a remada, inclinando-se para frente e puxando a água para trás. Depois, gire o tronco e retorne ao assento. Por fim, vire levemente o corpo e acompanhe a posição da pá que segue para a frente do barco.
É importante saber que remar não é apenas algo feito pelos braços; é preciso que haja harmonia com o tronco, que trará força, e as suas pernas. Lembre-se também que o remo deve estar na posição vertical e na lateral do barco e que, ao final do movimento, ele deve estar na altura do seu quadril.
Tipos de caiaque
Quando falamos nos tipos de caiaque, temos uma divisão entre os modelos indicados para lazer e para competições. Vamos contar um pouco mais sobre eles:
Caiaques para lazer
Os caiaques de passeio procuram priorizar o conforto e a facilidade. Afinal, a pessoa que vai utilizá-lo pode não ter a experiência necessária para remar. Confira alguns deles:
- Caiaque aberto: nesse tipo, a pessoa que irá remar não entra nele, já que o seu formato é muito similar ao de uma prancha de surf. É uma ótima opção para quem tem dificuldades para subir no barco.
- Caiaque de turismo: esse tipo é fechado e oferece muito conforto para quem quer fazer passeios mais longos. É um modelo que pode exigir certo conhecimento para subir e tirar a água que entra.
- Caiaque de corredeiras: esse modelo é indicado para águas brancas, ou seja, com ondas, pedras e movimentos como redemoinhos e refluxos. Pelo tipo de lugar que pode ir, é indicado para quem já tem experiência.
- Caiaque de expedição: esse é ideal para quem pretende fazer grandes travessias, podendo ter até um compartimento para bagagem.
Caiaques para competições
No caso de pessoas que estão aprendendo como remar caiaque, é interessante conhecer mais sobre alguns modelos indicados para competições. Assim, é possível passar a acompanhar as disputas.
- Caiaque de velocidade: são barcos mais finos e leves, justamente para aumentar a velocidade.
- Caiaque de descida: feitos para descer rios com corredeiras, possuem uma proa mais pesada para adentrar nas ondas.
- Caiaque de Slalom: tem um formato mais largo, mas com proa e popa mais afinados, o que garante mais facilidade nas manobras.
E o caiaque duplo?
O caiaque duplo é utilizado tanto para competições quanto para passeios turísticos. Como o próprio nome já diz, há assentos para duas pessoas. Se você optar por esse tipo na sua viagem, fique atento aos seguintes pontos:
- o passageiro mais pesado deve sentar no fundo;
- o passageiro da frente controla a remada, e o do fundo deve seguir os seus movimentos;
- os dois devem estar em sincronia para evitar que os remos colidam durante o passeio.
Conheça mais sobre o passeio de caiaque do Rio Quente
O Rio Quente é um dos melhores destinos para visitar no ano inteiro. Por aqui, temos várias atrações incríveis, como o passeio de caiaque. Para aproveitar essa atividade, saiba que ela é paga, está localizada no Hot Park e funciona de sexta a quarta-feira das 10h às 17h.
O passeio é feito com a ajuda de instrutores e, é claro, todos os equipamentos para a sua segurança. Além disso, existem caiaques simples e de acrílico (por inteiro ou só o fundo), que permitem observar os peixes e a belíssima flora aquática desse lago com 9 mil metros quadrados e 5 metros de profundidade.
Curta o passeio de caiaque no Rio Quente Resorts!
Viu só? É muito fácil aprender como remar caiaque. No Rio Quente, você pode aproveitar essa e outras atividades incríveis em meio às belezas do Cerrado Goiano, além de escolher entre cinco opções de hospedagem com acesso ilimitado a atrações, como Hot Park e Parque das Fontes, e sistema de meia pensão com café da manhã e jantar inclusos.
Por aqui, a sua viagem tem toda a segurança possível, pois estamos seguindo todas as medidas de prevenção contra a covid-19, orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Confira as nossas opções de hospedagem e agende a sua estadia!