Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 20 de dezembro de 2021, 4 min de leitura

Caldas Novas é um município brasileiro localizado no estado de Goiás. De acordo com dados de 2021 do IBGE, a população estimada é de 95.183 habitantes. A história de Caldas Novas está diretamente atrelada à estância hidrotermal localizada no município — a maior do mundo.

Com temperaturas que variam de 43ºC a 70ºC, as águas que brotam do chão são responsáveis pelo turismo ser a principal fonte de renda do município. Caldas Novas chega a receber 500 mil turistas em períodos de alta temporada.

Mas como tudo isso começou? Quem foram os primeiros habitantes do local? Por que a cidade de Caldas Novas ocupa uma posição de destaque no roteiro de turistas de todo o mundo? É o que você vai descobrir agora. Confira!

Os primeiros habitantes de Caldas Novas

Para contar a história de Caldas Novas, é necessário viajar no tempo, bem antes da chegada dos europeus em território brasileiro. Os primeiros habitantes da cidade foram os índios caiapó e xavante.

De acordo com estudos históricos, as tribos viviam pacificamente, em meio ao ambiente árido da região. Esses nativos alimentavam-se da pesca e da caça, além de cultivar vegetais, fabricar armas, instrumentos musicais e cerâmicas.

Caldas Novas e Colônia Portuguesa

A história de Caldas Novas começou a mudar com a chegada dos portugueses ao Brasil. Quando o país virou colônia de Portugal, o município passou a pertencer à capitania de São Paulo.

De acordo com os registros históricos disponíveis, o governo português descobriu a cidade em 1722. Na expectativa de explorarem as riquezas naturais da região, os europeus enxergaram uma ótima oportunidade para exploração no local.

A história contada é que Martinho Coelho de Siqueira viu que seus cães corriam assustados em uma caçada a animais silvestres da região: eles tinham descoberto o calor das águas da Lagoa Quente de Pirapitinga. O ponto turístico em Caldas Novas pode ser visitado pelos turistas e está localizado no Complexo Lagoa Quente.

história de caldas novasEmancipação de Caldas Novas

Caldas Novas era uma pequena Vila emancipada em 1911, graças a personagens como Bento de Godoy, Victor Ozeda Alla, Orcalino Santos, João Batista da Cunha e outros. Durante a administração de Bento Godoy, no período de 1911 a 1915, Caldas Novas deu o primeiro passo rumo ao desenvolvimento.

Na época, a cidade teve as primeiras eleições municipais e adquiriu um imóvel para os poderes executivo e legislativo no largo da matriz. Esse prédio foi demolido. Em 1960, no local, foi construído o Cine-Teatro Caldas Novas, que permanece na propriedade até os dias de hoje.

Em 1923, Caldas Novas passou a ser considerada uma cidade (antes, era denominada como vila). O aniversário da cidade é comemorado no dia 21 de outubro, data em que foi instalada a Primeira Intendência.

Caldas Novas nos dias de hoje

A história de Caldas Novas construiu-se a partir das riquezas naturais. Não é por acaso que o destino é um dos mais cobiçados no Brasil. A cidade tem uma infraestrutura completa, que inclui hotéis, bares, campings e restaurantes.

O turismo em Caldas Novas inclui atividades como passeios no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, com trilhas, cachoeiras e área para prática de mountain bike. Além disso, há várias estâncias termais espalhadas pela região.

Nas opções de pacotes para Caldas Novas, o turista encontra a possibilidade de visitar a praça central Mestre Orlando, o calçadão da igreja matriz e a Igreja Nossa Senhora das Dores, construção mais antiga da cidade, erguida em 1850.

Para quem quer visitar o local, vale a pena pesquisar as opções de hotéis e atrações disponíveis. Ao montar o seu roteiro, não esqueça de reservar mais tempo para aproveitar os parques aquáticos de Caldas Novas.

Existem seis grandes parques abertos ao público, oferecendo infraestrutura completa para toda a família: brinquedos, tobogã gigante, praias artificiais com onda, bar molhado e piscinas termais.

Esses locais são anexos a hotéis, mas podem ser visitados pelos turistas. Antes de ir até lá, é preciso se informar, especialmente em razão de eventuais restrições relacionadas à COVID-19 e à capacidade de lotação. Daí a importância de montar o roteiro e programar-se com antecedência.

A história de Caldas Novas não é recente. O desenvolvimento da cidade baseia-se principalmente nas águas termais. O destino oferece uma infinidade de atividades que atendem aos interesses de turistas de diferentes idades. Por isso, é um passeio bacana para família com crianças, casais sem filhos e até solteiros.

Você gostou de saber mais sobre as principais trilhas em Caldas Novas? Então, aproveite para começar a planejar a sua próxima viagem e viver essa experiência em contato com a natureza. Conheça nossos hotéis e encontre a estadia perfeita!

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite o melhor de Goiás no Rio Quente Resorts!

Confira