Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 11 de abril de 2022, 5 min de leitura

O estado de Goiás, a casa do Rio Quente, tem uma cultura rica em artes, músicas e tradições. As danças típicas de Goiás mostram a diversidade cultural do povo e animam qualquer pessoa.

As danças estão presentes nas celebrações, nos eventos e no cotidiano de Goiás, com tradições de diferentes povos que se modificaram no decorrer do tempo. Hoje, o folclore convive lado a lado com a modernidade.

Quer saber mais sobre elas? Aqui, vamos contar quais são as danças de Goiás e como nossos resorts são perfeitos para conhecer essa cultura. Venha com a gente para saber mais sobre o assunto!

Conheça as danças folclóricas

A dança é um importante componente da cultura de Goiás e de todo Centro-Oeste. A catira, o tambor e o vilão são exemplos das danças goianas. Em praticamente todas elas, vemos influências indígenas, africanas e europeias.

Os instrumentos musicais e os cânticos também são fundamentais para as danças típicas de Goiás. A viola e os tambores são encontrados em diferentes estilos. Além disso, as batidas dos pés e das mãos marcam a percussão e a coreografia das danças.

Também chamadas danças folclóricas de Goiás, essas tradições contam a história da cultura goiana. Podemos conhecer mais sobre o território por meio de cantos, roupas, instrumentos e ritmos musicais. Por isso, vamos apresentar as principais danças da região.

Catira

A catira é caracterizada pelo ritmo produzido pela batida de pés e mãos. Normalmente, nessa versão, temos duas fileiras, frente a frente, de seis a dez dançarinos com dois violeiros no centro.

Podemos ver exibições da catira em festas juninas, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. As violas iniciam a dança com o ritmo rasqueado, as filas continuam com as batidas de pés e mãos. Durante os movimentos, as fileiras se transformam em uma roda.

Também chamada cateretê, a coreografia da catira possui sete movimentos. Dentre eles, destacamos a dança recortado, que ocorre quando os dançarinos mudam de fileira e posição. Ele é tão marcante que está em outras danças e é uma variação mais movimentada da dança.

É difícil identificar a origem do cateretê. Historiadores apontam heranças dos povos indígenas e os peões dos bandeirantes possuíam danças semelhantes. A catira como conhecemos hoje é fruto de muitas mudanças e misturas no decorrer dos séculos. Na tradição, só homens podiam dançar. Hoje, essa restrição já ficou no passado e qualquer pessoa pode participar.

Tambor

Na dança tambor, os participantes se reúnem em um círculo, cujo centro é ocupado por uma pessoa. Essa é uma dança de movimentos mais livres, sempre entoada por tambores e cantos.

Conhecida também como tambor de crioula ou punga, a dança tem origem africana e é executada em diversos contextos: adoração de santos (especialmente São Benedito), aniversários, celebrações, chegadas, despedidas, eventos como o Carnaval e a Festas Junina.

Patrimônio cultural do Brasil desde 2007, a dança é entoada por três tipos de tambores: o pequeno (crivador ou perrengue), o médio (meio, meião ou chamador) e o grande (roncador e rufador).

As coreografias são bastante livres, mas possuem movimentos próprios. Como a umbigada ou punga, quando a pessoa no centro da roda convida outro participante a trocar de posição com um toque de barriga. Das danças típicas de Goiás, o tambor é a mais livre em expressões corporais.

Vilão

Na dança vilão, a coreografia é marcada pela batida dos bastões de madeiras dos dançarinos. Os participantes ficam em um semicírculo e realizam os movimentos de acordo com um regente e a banda musical.

Essa é uma dança bem teatral, com coreografias imitando ataques e defesas de vencedores e derrotados. Além de Goiás, ela é uma dança muito popular em Santa Catarina, realizada também ao som das marchinhas e sambas.

Segundo historiadores, o município de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, difundiu a dança. No século XVIII, os escravos adaptaram danças portuguesas para celebrações de colheitas organizadas pelos senhores de engenho.

casais dançando quadrilha no arraiô do rio quente representando as danças típicas de Goiás

Celebrando a cultura de Goiás

Gostou das danças que destacamos? Elas mostram a riqueza e a diversidade do folclore goiano. Além disso, elas contam um pouco da história de nosso país e da diversidade de coreografias, instrumentos e músicas.

Também há outras danças típicas de Goiás e da região Centro-Oeste, como a caninha-verde e a congada. O Rio Quente celebra a cultura do país em nossos eventos e festas.

Venha dançar no Rio Quente Resorts!

O Rio Quente Resorts oferece festivais no decorrer de todo o ano, uma excelente oportunidade para conhecer a cultura de Goiás. Caldas Novas e região também têm exibições das danças típicas de Goiás, então atente-se à programação.

Em junho e julho, promovemos o maior Arraiô do Cerrado! Quem se hospedar nesses meses vai desfrutar de comidas típicas, espetáculos e música ao vivo. Mais que isso: poderá participar de danças em quadrilha, concurso do Rei e da Rainha do Milho, e Casamento Caipira.

No complexo, temos atividades para todas as idades! Ao se hospedar, você pode usufruir de diversas atrações, como o Parque das Fontes e o SPA Manacá, e garantir acesso ilimitado ao Hot Park. Ninguém fica de fora da diversão!

Lembre-se de que o resort está seguindo todos os protocolos de prevenção contra a COVID-19 para você e sua família aproveitarem festas, brinquedos e atividades com o máximo de segurança. Então, confira nossas opções de hospedagem e faça sua reserva no Rio Quente.

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e venha pro Rio Quente!

Confira