Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 16 de dezembro de 2021, 4 min de leitura

Passeios ao ar livre são uma ótima alternativa para quem gosta de aproveitar o momento para se conectar com a natureza. Quem visita Goiás não pode deixar de conhecer as cachoeiras em Caldas Novas, atração que atrai públicos de todas as idades.

Neste artigo, você vai ler mais sobre o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas e as principais cachoeiras da região. Confira as nossas dicas e descubra porque esses lugares são frequentados por turistas de todo o Brasil.

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) foi criado em 1970 e abarca as principais cachoeiras da cidade: Cascatinha e Paredão. Ele funciona das 8h às 17h.

O parque fica localizado na zona rural e é considerado uma das melhores infraestruturas para turismo ecológico do estado de Goiás. Além das cachoeiras, o local oferece aos turistas atrações como: trilhas e museu de animais do Cerrado. Porém, não há serviços de alimentação, então leve água e um lanche.

Para quem vai de carro, é oferecido estacionamento gratuito. O único custo é com o ingresso no valor de R$ 10, dando ao visitante o direito de ir até as duas principais cachoeiras em Caldas Novas e acessar o museu, que oferece a experiência de contato com animais empalhados, típicos da região.

A área total do parque é de 120 quilômetros quadrados e está a uma distância de cinco minutos do centro de Caldas Novas. As cachoeiras perto de Caldas Novas são atrações que permitem o contato com a flora e a fauna típica do Cerrado brasileiro, considerando o bioma mais ameaçado do país.

 

cachoeiras em caldas novas

Cachoeira da Cascatinha

A Cachoeira da Cascatinha é uma das mais conhecidas. Para chegar até ela, você fará uma caminhada de aproximadamente 600 metros pela trilha.

Localizado no Pescan, o percurso para chegar até a cachoeira não exige grande preparo físico, pois é composto por um terreno plano, de fácil acesso, com poucos declives.

Apesar da maior parte da caminhada ser feita em local com grande quantidade de mata, com muita sombra ao longo do trajeto, você não pode esquecer de levar água, protetor solar e repelente.

Ao final da trilha, que dura cerca de 30 minutos, você chega à Cachoeira da Cascatinha, uma queda d’água de quatro metros. Ela forma uma piscina natural, onde os turistas podem tomar banho. Entretanto, existem restrições em alguns períodos do ano. Por isso, verifique as regras junto ao parque.

Antes de entrar nas piscinas naturais, saiba que a profundidade no local pode chegar a quase dois metros. Algumas partes são mais rasas, ideais para crianças, famílias e pessoas que não sabem nadar.

Aqui, vale a dica: se você não sabe nadar, mas quer curtir as águas da Cachoeira da Cascatinha, tome as medidas de segurança, evitando acessar locais de maior profundidade, estando sempre acompanhado e usando equipamentos necessários.

Cachoeira do Paredão

A Cachoeira do Paredão é outro destino imperdível. Para chegar até ela, também é necessário percorrer uma trilha. Porém, o acesso demanda um pouco mais de preparo que a opção anterior.

Também localizada no Pescan, a distância de 1,1 km até a Cachoeira do Paredão conta com trechos mais íngremes, inclusive com alguns degraus de pedras ao longo do trajeto.

Apesar de ser uma trilha com mata, alguns trechos são abertos, por isso é imprescindível levar protetor solar e água. Essa queda d’água figura entre as principais cachoeiras em Goiás.

Para organizar o passeio perfeito, não esqueça de levar todos os itens necessários para aproveitar o trajeto sem passar por qualquer perrengue, como protetor solar, água, lanche, repelente, toalha e roupas extras.

Ao chegar na Cachoeira do Paredão, você vai se deparar com uma queda d’água de seis metros, rodeada por árvores e um poço de água com dois metros de profundidade e cinco metros de largura.

Além de uma das mais belas cachoeiras em Caldas Novas, na trilha que leva o turista até o Paredão, há um acesso especial a um mirante, no qual é possível apreciar uma vista incrível da cidade.

Você gostou de conhecer as melhores cachoeiras em Caldas Novas? Então, aproveite para saber mais sobre as principais opções de hospedagem na região. Conheça nossos hotéis e venha viver essa experiência junto à natureza.

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite o melhor de Goiás no Rio Quente Resorts!

Confira