Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 28 de abril de 2022, 5 min de leitura

Uma taça de vinho esconde muitos segredos. Beber vinho é um ritual que une pessoas, melhora a experiência de uma refeição e oferece mais qualidade de vida. Por vezes, até nos perdemos nesse universo enorme: são inúmeros tipos de vinho. Vamos guiá-lo nesse mundo incrível!

Tinto, seco, branco. São muitas opções nas prateleiras. Se você não for um especialista, o universo do vinho pode ser um mundo cuja entrada nele é um pouco difícil. Todavia, com as informações corretas, todos podem aproveitar essa bebida deliciosa, e o melhor: sempre aprender e saborear!

O Rio Quente Resorts apresenta os principais tipos de vinho. Não deixe de conferir nossa adega Centro da Terra, que possui uma carta completa de bebidas para melhor agradar seu gosto. Também temos restaurantes e quiosques com cardápios diversos!

Tipos de vinho

Antes de entendermos quais são os tipos de vinho, precisamos explicar por que é importante identificar cada um. Não é simplesmente exibicionismo conhecer as características do vinho. Na verdade, isso é importante para saber as expectativas ao beber cada tipo.

Você não pode esperar o adocicado de um vinho suave ao beber um seco, ou a leveza de um branco em um tinto. Cada um tem características que devem ser consideradas na hora de pedir e de harmonizar com alimentos.

Há diversas classificações de vinho: coloração, sabor, teor alcoólico e região. Aqui, destacamos três principais tipos de vinho em cor e em sabor. Você entenderá o significado de cada um dos termos para realizar a melhor escolha!

Coloração e método

A identidade dos tipos de vinho começa pelas uvas e pelos métodos utilizados. A beleza da bebida é justamente esta: como uma mesma fruta e técnicas semelhantes geram resultados tão diferentes.

Tinto

O vinho tinto é produzido com uvas tintas, mais escuras, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir. A bebida tem uma coloração mais forte e harmoniza com carne vermelha e com massas.

É o tipo mais comercializado de vinho no mundo e produzido por meio da fermentação das uvas esmagadas — mistura chamada de mostro — transformando parte do líquido em álcool. A temperatura, as cascas e as leveduras ditam o sabor final.

Branco

O vinho branco é produzido principalmente com uvas verdes, mas também pode-se utilizar o mostro das uvas tintas. Para obter a leveza, deve-se separar as cascas das uvas antes de prensar e de fermentar.

A bebida é servida em temperatura mais baixa em relação aos outros tipos, entre 6 e 12 ºC, e harmoniza com carnes brancas, como peixe e frango, e com saladas. O sabor é o que mais remete à fruta dentre todos os tipos.

Rosé

O vinho rosé, como o próprio nome diz, tem uma coloração rosada, mais clara. Isso acontece porque as uvas tintas ficam em contato com as cascas escuras por um período menor. A bebida harmoniza bem com tábua de frios e com frutos do mar.

Esse vinho pode ser produzido por três métodos: a fermentação tradicional, o corte, que consiste na mistura do vinho tinto e do branco, e a sangria, nome do líquido a partir da retirada do mostro (até 10%) antes da fermentação.

taça de vinho tinto, um dos principais tipos de vinho, ao lado de pizza em restaurante

Sabor e doçura dos vinhos

A classificação dos vinhos em suave, seco e demi-seco se dá a partir da quantidade de açúcar e da sensação de doçura no paladar. A legislação brasileira postula a quantidade correta para cada classificação. O açúcar do vinho, normalmente, vem da própria uva, chamado residual.

Entretanto, a legislação separa os tipos de vinho finos tranquilos e os de mesa. Os primeiros são feitos a partir das uvas da espécie Vitis vinifera e só podem conter o dulçor natural da fruta, já os de mesa são produzidos por outras uvas e podem ter adição de açúcar posteriormente.

Suave

O vinho suave, também chamado doce, possui mais de 25 g de açúcar por litro na composição. Logo, o sabor é mais adocicado e agradável para iniciantes no mundo do vinho. O termo suave também é utilizado para descrever notas macias e aveludadas nas degustações.

Seco

O vinho seco possui até 4 g de açúcar por litro. É uma bebida mais forte, até com certo amargor, mas que apresenta riqueza em notas sensoriais. Como a doçura não é perceptível, outros sabores se apresentam ao paladar.

Demi-seco

Também conhecido por meio-seco, o vinho demi-seco tem entre 5 e 25 g de açúcar na composição. Ou seja, é uma excelente alternativa para quem quer um meio-termo entre o suave e o seco. Porém, sempre fique de olho no teor de açúcar, pois o vinho demi-seco pode tender mais para um dos lados.

Prove os melhores vinhos na adega Centro da Terra no Rio Quente Resorts!

O mundo do vinho é fascinante, não é mesmo? Por que não aproveitar a estadia no Rio Quente Resorts para aproveitar os melhores tipos de vinho na adega Centro da Terra? Nossos especialistas indicarão a opção perfeita para você. Temos rótulos nacionais e importados para você viver momentos incríveis!

Se você gosta de gastronomia, que tal nos visitar entre abril e maio a fim de aproveitar o festival Sabores do Brasil? O Rio Quente Resorts oferece o melhor da culinária brasileira, com feiras gastronômicas e comidas típicas de diversas regiões brasileiras.

Escolha uma de nossas opções de hospedagem e venha relaxar em águas termais, divertir-se em atividades diárias e se deliciar com ótimos vinhos. Todos os nossos restaurantes e quiosques também oferecem pratos saborosos. O que está esperando?

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite nossos pacotes promocionais e conheça o Rio Quente!

Confira