Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 30 de setembro de 2021, 4 min de leitura

Não há nada mais legal do que conhecer lugares novos. Seja ao lado de alguém especial ou sozinho, esse é o momento perfeito para relaxar e aproveitar. Para um passeio ser o mais seguro possível, é muito importante que você saiba como e onde fazer o teste PCR para viajar.

A realização do teste PCR é uma parte importante do planejamento da sua viagem, já que alguns lugares exigem o laudo para autorizar a sua entrada, mas não se preocupe! O blog do Rio Quente separou algumas informações sobre como e onde realizá-lo.

O que é o teste PCR?

Na hora de planejar sua viagem, você deve ter se perguntado o que é PCR. Ele é um teste para identificar se a pessoa está contaminada com o Coronavírus e apresenta os resultados de forma rápida, em cerca de dois dias. Além disso, é o mais confiável para garantir a sua segurança durante o passeio.

Esse teste avalia a secreção respiratória para tentar detectar o material genético do Coronavírus no organismo. A coleta é feita no nariz e na boca por meio de um swab, que tem o formato parecido com um cotonete.

Por que realizar o teste PCR?

Como mencionamos, o teste PCR é uma exigência para realizar a entrada em alguns destinos. É importante que você verifique as restrições do lugar que vai visitar para evitar contratempos na chegada. Os sites oficiais podem fornecer essa informação.

O teste PCR para viajar é a opção mais confiável para as nações, por conta da alta taxa de acerto. Caso o seu voo seja nacional, o exame não é um requisito, exceto se for para Fernando de Noronha. Agora, para pessoas que vem de países estrangeiros para o Brasil, é necessário apresentar um laudo negativo.

Caso tenha algum sintoma próximo à data de embarque, é crucial fazer o PCR para poder viajar. Essa avaliação permite verificar a necessidade de adiar ou cancelar o passeio. Além disso, possibilita que haja tempo suficiente para entrar em contato com a companhia aérea e os serviços contratados.

Como fazer o teste PCR?

Caso deseje fazer um teste PCR para viajar, é importante pesquisar se o laboratório escolhido exige um pedido médico para realizar o exame. Normalmente, os que são feitos pelo convênio têm esse requisito. Após cuidar desse aspecto, é só se dirigir ao local no dia marcado.

Para agendar o procedimento, leve sempre em consideração o dia do embarque, o tempo para que o exame PCR fique pronto e o período de aceitação do destino escolhido. É importante pesquisar esse último aspecto para evitar estar com um teste vencido. Alguns países exigem que o laudo tenha sido emitido com até 72 h antes da viagem.

 

teste pcr para viajar

Onde posso fazer o exame PCR?

Agora que você já sabe como é feito teste PCR, precisa entender em quais locais pode realizar o exame. Os laboratórios são uma opção e estão disponíveis em várias cidades do Brasil. Outra alternativa são as Unidades Básicas de Saúde, mas é possível que o pedido médico seja uma exigência.

Outro meio de realizar o teste PCR para viajar é utilizar o serviço disponível em alguns aeroportos brasileiros. Normalmente, esse método tem um tempo de espera pelo resultado bem menor do que os outros.

Outras dúvidas sobre o teste PCR

Na hora de planejar o PCR para viajar, podem surgir outras dúvidas sobre o assunto. É importante que você esclareça todas elas antecipadamente para que o seu embarque seja o mais calmo possível.

O teste PCR é pago?

Para quem optar por realizar o teste PCR para viajar em uma Unidade Básica de Saúde, não é necessário pagar nenhuma taxa. Agora, nos laboratórios e aeroportos, o exame é pago. O valor varia para cada cidade e algumas companhias aéreas podem oferecer descontos para os passageiros.

O que fazer no caso de um teste positivo?

Caso o seu teste PCR para viajar dê positivo, você precisa cumprir o isolamento social. Como o exame é feito próximo à data do embarque ao destino escolhido, é preciso adiar ou cancelar o pacote contratado. Para isso, você deve entrar em contato com as empresas envolvidas o mais rápido possível.

As companhias aéreas, por exemplo, oferecem três opções. A primeira é a remarcação dos dias da viagem, a segunda é o reembolso do valor pago e a última é a disponibilização de um crédito para ser utilizado em um período determinado.

Viaje com toda segurança!

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o teste PCR para viajar com toda segurança. Que tal aproveitar esse momento de descanso na infraestrutura completa de um resort? O Rio Quente fica em meio às belezas de Goiás e conta com várias opções de hotéis, atividades e restaurantes.

A sua segurança é o nosso maior objetivo e, por isso, o Rio Quente está seguindo todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus, orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Confira nossas opções de hospedagem e agende a sua estadia!

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite nossos pacotes promocionais e curta o melhor do Rio Quente!

Confira