Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 7 de março de 2022, 5 min de leitura

Com a correria do dia a dia, buscar práticas que contribuam para o equilíbrio mental e emocional tem sido uma estratégia bastante adotada pela sociedade. Nesse caminho, muitas pessoas desejam descobrir como meditar.

Mas afinal, o que significa meditar? A meditação é uma atividade que tem como objetivo garantir um estado de paz, calma e tranquilidade ao indivíduo. Para que você entenda melhor e saiba como incluí-la na sua rotina, preparamos este artigo recheado de informações. Confira!

O que é meditação?

A meditação consiste em uma prática que envolve o relaxamento corporal e a respiração. Para executá-la, é necessário ter concentração, foco e atenção, visando alcançar um estado de clareza mental.

A palavra “meditar” vem do latim “meditare”, que significa “estar em seu centro” ou “voltar-se para o centro”. Dessa forma, podemos dizer que a atividade utiliza técnicas para que o praticante foque sua mente num ponto — seja ele um objeto, pensamento ou exercício.

De acordo com estudos, os primeiros relatos sobre a meditação vieram da China e da Índia há aproximadamente 1.500 a.C. Atualmente, existem diferentes tipos de meditação com técnicas de awareness (autoconhecimento), atenção plena, investigação, metta (plenitude) e transcendental.

Quais são os benefícios da meditação?

Quem deseja saber como meditar pode garantir inúmeros benefícios com a prática. De acordo com estudos disponibilizados pela Revista Super Interessante, a meditação estimula áreas do cérebro ligadas à memória, ao foco e à empatia. Além disso, cientistas descobriram que meditar provoca um efeito físico na massa cinzenta que ajuda a combater a degeneração cognitiva.

Os benefícios da meditação não param por aí! A prática também serve como um meio para acalmar a mente, diminuir o estresse e aumentar o poder de concentração. Ela ainda pode atuar no controle dos sintomas de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.

Segundo estudos, com a meditação também é possível encontrar uma opção complementar para o tratamento de dores físicas crônicas. O motivo é que algumas técnicas direcionam a atenção para um único foco, fazendo com que o indivíduo mantenha a consciência plena de suas emoções, reduzindo a intensidade da dor.

mulher sentada ao ar livre aprendendo como meditar

5 dicas de meditação para iniciantes

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios, que tal descobrir como meditar? Para te ajudar, separamos cinco dicas indispensáveis para iniciantes. Veja a seguir!

1. Defina um horário

Antes de saber como meditar, é importante definir um horário para praticar. Assim, fica mais fácil tornar esse um hábito e garantir seus benefícios a longo prazo. A dica é escolher o momento mais tranquilo do dia, que pode ser de manhã, na hora do almoço ou antes de dormir.

O ideal é separar cerca de 5 a 20 minutos, 1 ou 2 vezes ao dia, para praticar. Desse tempo, você pode reservar alguns minutos para acalmar o corpo antes dos exercícios, fazendo um alongamento, por exemplo.

2. Escolha o lugar

A meditação pede concentração, por isso, ao optar pelos lugares para meditar, prefira ambientes silenciosos, sem grandes distrações. Lembre-se também de buscar um espaço em que você se sinta confortável e seguro para executar a técnica.

Locais ao ar livre são excelentes opções para quem deseja relaxar e se conectar com a natureza. Uma boa ideia também é encontrar um cantinho longe da tecnologia, como televisão e celular.

3. Priorize o conforto

Durante a meditação, seu corpo deve entrar num estado de relaxamento profundo. Dessa forma, priorizar um espaço aconchegante é fundamental para que você execute a prática corretamente.

Não se esqueça também de optar por uma roupa confortável, em tecidos leves e com toque macio. Antes de começar, tente algumas posições e permaneça naquela que te deixa 100% à vontade.

4. Comece com a meditação guiada

Começar com uma meditação guiada é uma ótima alternativa para iniciantes. Afinal, os primeiros dias costumam ser mais difíceis, principalmente para quem não consegue manter a concentração.

Na internet, é possível encontrar vários canais de vídeos no YouTube, aplicativos e streamings com diferentes técnicas de meditação guiada. A maioria delas são gratuitas e contribuem muito para o processo.

5. Atenção à respiração

A respiração é um dos pilares da meditação. Nesse sentido, ao executar a prática, é necessário ficar atento e tomar alguns cuidados para seguir tudo conforme o indicado pela técnica.

Existem diferentes respirações que podem ser feitas durante a meditação, como Pranayama, Ujjayi, entre muitas outras. Atente-se ao ritmo e complete o ciclo corretamente.

Festival Bem-Estar: relaxe em um paraíso!

Já pensou em realizar uma meditação ao ar livre cercado pelas mais lindas paisagens do Cerrado brasileiro? No Rio Quente Resorts, isso é possível! Durante os meses de fevereiro e março, o complexo apresenta o Festival Bem-Estar.

A ação contará com uma programação recheada por oficinas de yoga, pilates, natação, alongamentos e meditações focadas no seu relaxamento. Dessa forma, além das acomodações aconchegantes e atrações para todos os gostos, você poderá manter o equilíbrio e garantir uma reconexão consigo mesmo. Demais, né?!

Lembrando que em todas as alas, o resort está seguindo as medidas de proteção orientadas pela OMS, visando seu conforto e segurança. Então, não precisa se preocupar! Explore as opções de hospedagem e venha descobrir como meditar nesse paraíso.

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite nossos pacotes promocionais e conheça o Rio Quente!

Confira