Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 5 de agosto de 2021, 5 min de leitura

Com uma dimensão continental, o Brasil é recheado de maravilhas e cenários surpreendentes para conhecer. Entre os destinos do país, a região Centro-Oeste encanta e atrai inúmeros turistas durante todo o ano.

Caso você ainda não tenha se aventurado por esses cantos e sinta muita vontade de conhecer tamanha diversidade, não perca tempo. Leia esse artigo e descubra tudo o que tem na região Centro-Oeste do Brasil!

Por que conhecer o Centro-Oeste brasileiro?

Formado por três grandes estados brasileiros — Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul —, além do Distrito Federal, o Centro-Oeste é um dos pontos mais incríveis para visitar no país.

Com uma vasta biodiversidade e uma cultura riquíssima, ele possui características singulares, que o transformam em um excelente destino para quem busca viver momentos inesquecíveis. Entre os principais atrativos, estão:

Clima

Você com certeza já ouviu falar do clima único que o Centro-Oeste brasileiro tem, não é? Formado por uma diversidade climática, o território, que não tem saída para o mar, é caracterizado por temperaturas elevadas, inverno seco e chuvas intensas durante o verão.

Para quem ama os dias longos de sol, a área é uma ótima opção de viagem entre os meses de abril e setembro. Já quem prefere os dias mais amenos e refrescantes, com uma boa chuvinha, vai apreciar o clima entre os meses de outubro e março.

Biodiversidade

Dentro dos estados da região Centro-Oeste do Brasil, encontramos uma rica biodiversidade, com fauna e flora surpreendentes — com muitas espécies. Caracterizado pela presença dos biomas Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, o local é, sem dúvidas, perfeito para quem quer se conectar com a natureza.

Berço de rios importantes, como o Araguaia, o Paraguai e o Xingu, o Centro-Oeste possui paisagens espetaculares e é palco de três grandes bacias hidrográficas: Tocantins-Araguaia, do Paraguai e Amazônica, que banham grandes áreas de dentro e fora do país.

Cultura

A cultura da região Centro-Oeste envolve diretamente aspectos históricos, sociais e econômicos. Sendo uma área marcada pelas atividades agrícolas e pecuaristas e também pela migração e religiosidade, os eventos trazem os mais variados elementos.

Para quem quer aproveitar uma boa festividade folclórica, as cavalhadas, que ocorrem tradicionalmente em Goiás entre os meses de maio e junho, são uma ótima ideia. Já para quem prefere curtir algo mais moderno, o Centro-Oeste é conhecido como o precursor da música sertaneja, por isso recebe rotineiramente shows do gênero.

Gastronomia

Um dos bons motivos para ir ao Centro-Oeste brasileiro é, sem dúvidas, a gastronomia! Tendo como herança a culinária indígena com influência de países vizinhos, como o Paraguai e a Bolívia, os pratos típicos da região são de dar água na boca.

Utilizando temperos especiais, como gengibre, jurubeba, açafrão e o famoso pequi, o turismo gastronômico dos estados chama muito a atenção dos turistas. Em especial, o arroz com pequi de Goiás e o caldo de piranha do Mato Grosso do Sul são pratos que você precisa experimentar!

região centro-oeste 2

Destinos para visitar

Depois de saber um pouco mais sobre o nosso Centro-Oeste, você ficou com vontade de conhecer tudo bem de pertinho? Não se preocupe! Aqui está uma lista com alguns dos principais destinos para visitar na área. Confira:

Brasília: conheça um marco arquitetônico

Um dos pontos fortes no turismo da região Centro-Oeste é a arquitetura moderna da cidade de Brasília. A capital do Distrito Federal foi toda planejada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, sendo reconhecida como um verdadeiro paraíso arquitetônico, perfeito para quem ama admirar construções superinovadoras.

Cáceres: conecte-se com a natureza

Para quem quer conhecer o Pantanal, a cidade de Cáceres, no Mato Grosso, é uma excelente opção de destino. Às margens do Rio Paraguai, a área é cercada pela beleza do bioma e possui cenários de tirar o fôlego.

Bonito: desfrute de aventuras entre as grutas e cachoeiras

Localizada no Mato Grosso do Sul, Bonito é uma das mais famosas atrações turísticas da região Centro-Oeste. Recheada de belezas naturais, a cidade é considerada um centro de ecoturismo e garante muitas aventuras entre suas belíssimas trilhas, grutas, rios e cachoeiras.

Rio Quente: mergulhe em águas naturalmente aquecidas

Entre as cidades da região Centro-Oeste, Rio Quente se destaca por abrigar maravilhas únicas do Cerrado. Sendo o lar das irresistíveis piscinas com águas naturalmente aquecidas, o lugar atrai diariamente inúmeros visitantes e conta com atrações imperdíveis, como o Hot Park, a Praia do Cerrado e o Parque das Fontes.

Repleto de cenários paradisíacos, o destino é a escolha perfeita para quem quer curtir bons momentos sozinho, a dois ou com toda a família. De qualquer forma, no Rio Quente Resort, você tem tudo o que precisa à disposição para desfrutar o que há de melhor na área!

Além de todos esses atrativos, vale lembrar que o destino é superseguro. Seguindo todos os protocolos de segurança contra o coronavírus, orientados e recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visamos à sua proteção e ao seu conforto. Por isso, confira nossas opções de hospedagens e venha conhecer o Centro-Oeste brasileiro!

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite nossos pacotes promocionais e venha conhecer Goiás!

Confira