Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 26 de janeiro de 2022, 5 min de leitura

Quem visita Goiás tem contato com uma cultura rica e gastronomia de tirar o fôlego. Por isso, não é incomum que todos queiram aprender a preparar as delícias que provam no estado. Porém, para entender como fazer empadão goiano, é preciso conhecer mais sobre essa receita e as características dela.

O Rio Quente ajuda você a entender tudo sobre o empadão goiano. Para isso, confira nosso guia sobre a receita com dicas sobre o preparo e as principais diferenças em relação ao empadão tradicional.

Empadão goiano: uma receita de dar água na boca

A receita de empadão goiano surgiu na Cidade de Goiás, que era a capital do estado há quase 150 anos. Existe uma lenda sobre esse preparo ter se inspirado em uma torta salgada recheada com vários tipos de carnes que era tipicamente servida na Espanha e em Portugal.

No começo, o recheio era feito com frango, mas, com o tempo, incorporou outros ingredientes, como o palmito de guariroba, que tem um gosto diferenciado. São essas adições que tornam essa receita muito próxima do coração de quem vive em Goiás e ainda impressionam os turistas que visitam a região

As diferenças em relação ao empadão tradicional estão no modo de preparo da massa e nos recheios, que contam com elementos típicos do estado. Aprendendo como fazer empadão goiano, você faz uma viagem pela história e pela cultura de Goiás.

Aprenda como fazer o empadão goiano

Agora que já sabe o que é empadão goiano e onde ele surgiu, está na hora de aprender como prepará-lo. O recheio dessa receita pode variar, mas o método que trouxemos conta com elementos típicos da cultura de Goiás que deixam o prato ainda mais delicioso.

Ingredientes da massa

  • 1 kg de farinha;
  • 1 pitada de sal vegetal;
  • 1 copo americano de óleo;
  • 200 g de margarina;
  • 4 ovos.

Ingredientes do recheio

  • 200 g de lombo de porco frito;
  • 200 g de linguiça frita;
  • 100 g de queijo fresco picado;
  • 200 g de frango desfiado;
  • 150 g de guariroba;
  • 100 g de ervilha;
  • Azeitonas sem caroço (cada empadão vai levar duas, então a quantidade depende do número de formas).

Ingredientes do molho

  • 3 tomates;
  • 2 colheres de amido de milho.
  • 1 colher de alho processado;
  • 1 colher de caldo de galinha;
  • 1 cebola grande;
  • 1 colher de colorau.

Imagem de uma mulher mexendo uma panela laranja no fogão, que em um balcão numa cozinha ao lado de ingredientes e utensílios.

Modo de preparo da massa

Para aprender como fazer empadão goiano, comece misturando os ingredientes molhados em um recipiente e, depois, adicione os secos. Aqui, é importante não sovar a massa, já a consistência mais mole é essencial para assá-la posteriormente.

Modo de preparo do recheio

Para o molho, comece batendo as verduras no liquidificador. Depois, refogue-as com os outros ingredientes do empadão goiano, com exceção do amido de milho, até levantar fervura. O amido deve ser misturado com meio copo de água e utilizado no final, para engrossar.

Montagem do empadão

Separe forminhas individuais e coloque a massa. Nesse momento, é importante que a camada não fique muito fina, para não grudar após assar. Em seguida, coloque o recheio, o molho e mais uma camada de massa. A dica para a parte superior não craquelar é pincelar uma gema de ovo batida.

O forno deve estar preaquecido a 180°C. Após a montagem, coloque as formas para empadão goiano para assar e aguarde mais ou menos 30 minutos. Essa receita rende cinco porções, mas você pode dobrar as medidas para conseguir uma quantidade maior.

Dicas para fazer o seu empadão goiano

Uma das principais dicas para aprender como fazer o empadão goiano é recheá-lo com ingredientes do seu gosto. Porém, é importante contar com elementos típicos de Goiás, que tornam esse prato o que ele é, como é o caso da guariroba.

Tente sempre servir o seu empadão goiano logo que sair do forno. O calor deixa a massa supergostosa e o recheio bem cremoso. A melhor característica dessa receita é poder servi-la a qualquer momento do dia e agradar a todos os paladares.

Conheça mais sobre a cultura goiana!

Agora que já sabe como fazer empadão goiano, que tal conhecer mais sobre a cultura de Goiás em um resort incrível? O Rio Quente está localizado a 27 km de Caldas Novas e possui uma estrutura completa, com cinco opções de hospedagem e atrações em meio às águas termais.

Todos os hotéis do Rio Quente (Hotel Luupi, Hotel Turismo, Hotel Pousada, Hotel Giardino e Hotel Rio Quente Cristal Resort) contam com acesso ao Parque das Fontes, um lugar incrível para relaxar e aproveitar as águas naturalmente aquecidas. Além disso, eles apresentam sistema de meia-pensão, com café da manhã e jantar inclusos no pacote que escolher.

Por aqui, temos vários restaurantes para você conhecer mais sobre a culinária goiana, como o Restaurante Pequi, localizado no Hotel Turismo. Também é possível ter contato direto com as belíssimas paisagens do Cerrado em Goiás.

O Rio Quente está sempre pensando na saúde dos hóspedes. Por isso, nosso resort está seguindo todas as medidas de prevenção à COVID-19, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Confira nossas opções de hospedagem e agende sua estadia!

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite o melhor de Goiás no Rio Quente Resorts!

Confira