Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 21 de março de 2022, 5 min de leitura

Bastante popular nas academias do Brasil, a zumba é um verdadeiro sucesso do mundo fitness, já que se tornou uma opção viável para indivíduos que desejam melhorar o condicionamento físico, mas evitam a musculação.

Considerada um fenômeno global, a modalidade tem adeptos em mais de 180 países. E se você quer entrar nessa onda, não se preocupe! Para ajudar a entender como ela funciona e quais são os benefícios, preparamos este artigo recheado de informações. Confira!

O que é zumba?

Para começar, nada melhor do que entender o que é a zumba. Basicamente, trata-se de um tipo de treinamento aeróbico que mescla elementos de vários estilos de danças latinas, como o reggaeton, a salsa e o merengue.

Ela foi criada na década de 1990 pelo coreógrafo colombiano Alberto ‘Beto’ Perez durante uma aula de improviso. Tudo aconteceu porque o dançarino esqueceu a fita para a aula de dança e teve que adaptar os passos utilizando uma opção com músicas latinas. O resultado foi que a dança conquistou os alunos e logo virou uma febre nas academias.

Atualmente, a zumba já é quase uma filosofia de vida, e os praticantes levam o alto-astral como a principal característica. Além disso, a marca de Perez “Zumba Fitness” se tornou um grande negócio, inclusive com parcerias de celebridades em todo o mundo, como Claudia Leitte, Jennifer Lopez e outras.

Quem pode praticar? Como e onde praticar?

Dentro da zumba, existem diferentes tipos de aulas de dança, com opções mais leves, voltadas para iniciantes, e mais intensas, para os avançados. Devido a essa variedade, não há restrições para a prática, inclusive a modalidade é indicada para todas as idades.

Mas como dançar zumba? Sabendo que o treinamento consiste na mistura da dança com a ginástica, o ideal para executar corretamente é seguir os passos instruídos pelo coreógrafo. Normalmente, é feito um aquecimento para posteriormente se jogar na dança.

As músicas da zumba são bem animadas e encaixam movimentos que estimulam várias partes do corpo. Para praticar, é possível participar de grupos de zumba nas academias ou aprender os passos através da internet, pelos vídeos disponibilizados pelo YouTube.

pernas de alunos fazendo movimento de zumba na academia

Principais benefícios da zumba

Agora que você já sabe o que é e como praticar, que tal ficar por dentro dos principais benefícios da zumba? Confira tudo o que você pode conseguir ao optar por essa modalidade!

Gasta calorias

Muitas pessoas buscam a zumba para emagrecer e, apesar de não ser o principal objetivo da modalidade, ela pode realmente auxiliar no gasto calórico. Na verdade, especialistas afirmam que em uma aula de 45 a 60 minutos é possível queimar cerca de 1.000 calorias.

O motivo é simples: a prática requer uma mistura de movimentos que trabalham diferentes grupamentos do corpo e, por ser de fácil execução, tem baixo risco de lesões e fadiga muscular, o que contribui muito para o emagrecimento.

Fortalece o sistema cardiovascular

Praticar zumba também é uma excelente forma de fortalecer o sistema cardiovascular. Durante as aulas, os praticantes precisam trabalhar a respiração para acompanhar o ritmo das músicas, o que favorece a capacidade respiratória.

Além disso, ao seguir as coreografias, o aluno estimula a circulação sanguínea e fortalece o bombeamento cardíaco. Tudo isso contribui para a saúde do coração e diminui os riscos de patologias como pressão alta.

Estimula os músculos

Quem deseja tonificar os músculos também pode investir nas aulas de zumba. Ao praticar a dança, é possível trabalhar e fortalecer os músculos inferiores localizados na coxa e no glúteo, além dos músculos posteriores situados na coxa e na panturrilha.

Com os movimentos, também são estimulados os músculos do CORE (abdômen, cintura e quadril), que promovem a estabilização e o equilíbrio do corpo. Dessa forma, é possível garantir maior resistência e condicionamento físico.

Reduz o estresse

Outra vantagem de optar pela zumba é a redução do estresse. No dia a dia, é quase inevitável não esquentar a cabeça por determinadas situações; entretanto, ao se jogar na dança, o organismo libera doses de endorfina, o famoso hormônio da felicidade.

Por conta disso, os níveis de estresse reduzem, e o praticante passa a experimentar uma maior sensação de bem-estar e relaxamento. Com isso, também é possível perceber o aumento da autoestima.

Contribui para interação social e autoconhecimento

Por último mas não menos importante, a zumba pode contribuir para a interação social e o autoconhecimento. Ao longo das aulas, é possível se conectar com diferentes indivíduos e compartilhar experiências, o que torna todo o processo ainda mais divertido.

Além disso, com a dança você pode se conectar consigo mesmo, entendendo os seus limites e as suas habilidades. Assim, é possível garantir mais qualidade de vida e, consequentemente, alcançar novos objetivos.

Festival Remexa: muita dança e diversão em um paraíso!

E aí, gostou do conteúdo e não vê a hora de arrasar na zumba? Que tal fazer isso em um paraíso de águas termais cercado pelas mais lindas paisagens do Cerrado brasileiro? Para isso, é só vir para o Rio Quente Resorts!

Durante agosto e setembro, o complexo de hotéis apresenta o Festival Remexa, uma ação que conta com uma programação recheada incluindo muita dança, relaxamento e diversão. Assim, além de curtir as acomodações e as atrações do resort, você pode colecionar momentos memoráveis com a família. Demais, né?

Lembrando que, em todas as alas do resort, o Rio Quente está seguindo as medidas de prevenção orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Então, não precisa se preocupar com nada! Explore as opções de hospedagem e faça já a sua reserva!

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e aproveite o melhor de Goiás!

Confira