Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 6 de agosto de 2021, 5 min de leitura

Localizada no sul de Goiás, exatamente na divisa com Minas Gerais, Itumbiara é considerada o portal de entrada da região. Abrigando cerca de 106 mil habitantes, a cidade possui uma beleza natural de tirar o fôlego e é uma ótima opção de destino para quem deseja conhecer um pouco mais do estado goiano.

A poucas horas de gigantes do turismo, como Caldas Novas e Rio Quente, a cidade de Itumbiara pode ser a escolha perfeita para seu próximo roteiro de viagem. Por isso, se quiser saber um pouco mais sobre ela, continue lendo esse artigo!

Cinco pontos turísticos de Itumbiara que você precisa conhecer!

Com uma área de quase 2,5 mil km², a cidade é sem dúvidas um ótimo lugar para tirar uns dias de folga. Contando com inúmeros atrativos, ela possui pontos turísticos imperdíveis que você precisa conhecer, como:

1. Rio Paranaíba

Reconhecida pela forte presença do ecoturismo, a cidade possui afluentes do Rio Paranaíba entre os principais atrativos. Sendo considerado a divisa natural entre Goiás e Minas Gerais, o rio garante diferentes opções de lazer e diversão aos visitantes e aos moradores.

Na região do Lago da Represa do Rio Paranaíba, você pode participar de encontros com pescadores e praticar pesca esportiva. Já na beira do rio, é possível apreciar uma belíssima paisagem junto com toda família. Caso prefira uma boa aventura, também tem a opção de desfrutar de diversas modalidades de esportes aquáticos.

2. Ponte Afonso Pena

Construída no século passado, a Ponte Afonso Pena é o principal símbolo da cidade. Localizada na divisa entre Goiás e Minas Gerais, ela cruza o Rio Paranaíba e é a porta de entrada para os turistas da região Sudeste do Brasil.

Cartão postal da cidade, a construção possui um design pênsil, um tipo de ponte, sustentada por cabos ou tirantes de suspensão, que encanta quem a visita. Ficou com vontade de conhecê-la? A dica é ir durante a noite. Com uma excelente iluminação, a área fica ainda mais bonita e garante ótimas fotografias.

3. Cachoeira do Salitre

Para quem ainda não sabe, o topônimo de Itumbiara na língua tupi-guarani significa “Caminho da Cachoeira”. A cidade foi chamada assim justamente porque abrigava uma das mais lindas cachoeiras do estado, a Cachoeira Dourada — que hoje faz parte do município de mesmo nome.

Entretanto, sem deixar de fazer jus ao nome, a região ainda abriga quedas-d’água surpreendentes, como a Cachoeira do Salitre. Localizada na zona rural, nos limites com Buriti Alegre, ela é um dos melhores pontos turísticos da cidade e oferece aos visitantes experiências inesquecíveis, com trilhas e escaladas super-radicais.

itumbiara

4. Catedral Santa Rita de Cássia

Considerada o primeiro imóvel do município, a Catedral Santa Rita de Cássia foi uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento do local. Construída próxima ao rio, no centro da cidade, ela é um dos pontos turísticos mais antigos que se pode conhecer na região.

Nomeado em homenagem à padroeira da cidade e vinculado à Praça da República, o lugar é perfeito para quem ama dar um mergulho na história e ver de perto parte da origem do lugar.

5. Palácio da Cultura — Museu Major Militão Pereira de Almeida

Se você estava esperando dicas de passeio para conhecer mais sobre a cultura de Itumbiara, aqui está uma ótima opção! O Palácio da Cultura, também conhecido como Casa da Cultura, está localizado no centro da cidade e abriga um vasto acervo que conta um pouco da história e da civilização local.

Com algumas relíquias e documentos, o espaço busca dar aos visitantes mais informações sobre a origem da cidade. Ele fica aberto de segunda a sexta, das 9h00 às 17h00, e aos sábados, das 9h00 às 14h00. Para mais detalhes, é só ligar no número (64) 3433-0462 — informações consultadas em julho de 2021.

Como ir até Itumbiara?

Localizada a cerca de 200 km da capital goiana e a poucos minutos do interior de Minas Gerais, não é tão difícil saber como chegar em Itumbiara. Porém, para facilitar, trouxemos algumas opções de trajetos. Confira:

De Goiânia até Itumbiara

Quem vai de Goiânia e gosta de viajar de ônibus tem à disposição diversas frotas que saem da rodoviária da cidade. O percurso dura em média 3h e custa cerca de R$ 70,00 — valor consultado em julho de 2021.

Já para quem prefere fazer o trajeto de carro, basta seguir em direção à BR-153 e pegar a primeira saída rumo a Itumbiara, chegando na Avenida Rio Grande do Sul. Toda jornada, de 200 km, dura em torno de 2h40.

De Uberlândia até Itumbiara

Agora, quem está indo do Sudeste do país, mais precisamente de Uberlândia, também pode optar por uma viagem de ônibus. Esse trajeto dura em torno de 2h15 e custa cerca de R$ 40,00 — valor consultado em julho de 2021.

Porém, se a escolha for pelo carro, o caminho de 133 km também é tranquilo e dura em média 1h50. Basta seguir rumo às vias BR-153/BR-452 e sair na Avenida Afonso Pena.

Hospede-se no Rio Quente e conheça as maravilhas de Goiás

Caso, mesmo depois de todos esses detalhes, você ainda esteja precisando de sugestões de viagens, nós podemos ajudar! Que tal vir para o Rio Quente Resort e fazer aquele bate-volta superagradável até Itumbiara?

A cerca de 1h da cidade, nosso complexo de hotéis oferece acomodações aconchegantes para que você possa descansar antes de se aventurar por novos destinos. Além disso, aqui, você também poderá desfrutar de atrações imperdíveis do Cerrado brasileiro, como o Hot Park e a Praia do Cerrado. Demais né?

Então, não perca tempo e venha conhecer o melhor de Goiás! Ressaltamos que estamos seguindo todos os protocolos contra o coronavírus, orientados e recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, é só explorar as opções de hospedagens e fazer sua reserva!

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e venha conhecer Goiás!

Confira