Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 9 de março de 2022, 5 min de leitura

Você já ouviu falar na piscina de ondas? Essa atração vem se tornando superpopular em parques aquáticos e hotéis, já que permite que as pessoas que não moram perto de uma praia possam aproveitar o clima litorâneo em lugares inimagináveis.

Quer saber mais sobre as piscinas com ondas artificiais? Então confira esse guia exclusivo que o Rio Quente preparou. Por aqui, você vai entender onde surgiu essa atração e como ela funciona, além de conhecer alguns lugares que proporcionam essa experiência. Confira!

Onde surgiu?

De acordo com os registros históricos, a primeira piscina de ondas artificiais veio de uma ideia do Rei Ludwig II da Baviera entre os anos de 1845 e 1866. Apesar de ser uma técnica mais antiga, o monarca pediu para eletrocutarem um lago que rodeava seu castelo, criando algumas movimentações na água.

Muitos anos depois, em Budapeste, surgiu a primeira piscina oficial desse tipo, que atraiu muitos turistas, gerando uma grande popularização para a atração. Logo em seguida, uma piscina semelhante surgiu em Londres, no Reino Unido.

Nos anos 1990 e 2000, vários parques temáticos abraçaram essa ideia, já que seria uma boa opção para as pessoas praticarem surf. A Typhoon Lagoon, na Disney dos Estados Unidos, foi uma das piscinas de ondas que surgiram nessa época.

Depois, tiveram algumas opções de piscina de ondas totalmente focadas no surf e abertas apenas para os surfistas profissionais visitarem. Nesse caso, vale destacar Kelly Slater e Greg Webber, duas grandes referências no esporte.

Como funciona esse tipo de piscina?

Quando vamos à praia, é bem fácil de perceber que as ondas são formadas pelo vento, não é mesmo? Nesse caso, o acúmulo de moléculas de ar em relação às moléculas de água causa uma perturbação em diversos pontos, por isso, as ondas naturais se formam.

Você sabe como funciona a piscina de ondas? Nessa atração, existe uma máquina que as fabrica. Ao contrário do que o Rei Ludwig fez, essa tecnologia não utiliza a eletricidade para gerar a perturbação, mas, sim, uma espécie de barreira mecânica.

Sabe quando você movimenta suas mãos em uma bacia com água e isso forma algumas ondulações? A máquina da piscina de ondas funciona da mesma maneira. Nesse caso, a água da piscina é empurrada até uma barreira e o mecanismo faz com que esse movimento gere perturbações.

Imagem de uma criança praticando surf nas águas da piscina de ondas do Rio Quente Resorts.

Onde encontrar?

Quer curtir uma piscina de ondas artificiais para surf ou apenas para se banhar? Então você precisa conhecer alguns lugares para visitar e aproveitar essa atração. Separamos três países que possuem esse tipo de piscina para ajudar na programação do seu roteiro de viagem.

Estados Unidos

Nos EUA, temos a Big Surf, uma das primeiras piscinas artificiais do país. Localizada no Arizona, ela foi construída em 1969 e serviu de cenário — e também de inspiração — para o filme North Shore (Desafio no Havaí, em português). Já o Surf Ranch, de Kelly Slater, é muito utilizado para competições de surf.

Austrália

O URBNSURF é uma parada obrigatória para quem visita a Austrália. Localizada em Melbourne, essa piscina possui o tamanho ideal para a prática de surfe. São mil tubos perfeitos a cada hora, cada um com seis pés de altura. O local foi projetado com o intuito de receber campeonatos de surfe.

Brasil

Caso você procure piscina de ondas no Brasil, certamente já deve ter ouvido falar na Praia do Cerrado. Localizada no Hot Park em Rio Quente, ela possui o diferencial de contar com águas naturalmente quentes e com ondas de até 1,20 m. Muito bom, não é mesmo?

Por lá, é possível aprender a surfar na escola do Rio Quente. As aulas são ministradas em grupos de oito pessoas e as crianças precisam ter mais de sete anos. Para participar, é preciso agendar previamente com a Equipe Boto. Fique atento, pois as atividades são feitas após as 17h.

Venha conhecer a piscina com ondas do Rio Quente!

O Rio Quente é o melhor resort com piscina de ondas do Brasil. Por aqui, você pode escolher entre cinco opções de hotéis: o Luupi, o Rio Quente Cristal Resort, o Turismo, o Giardino e o Pousada. Todos contam com regime de meia-pensão, com café da manhã e jantar inclusos no seu pacote.

Independentemente da acomodação que você escolher, pode ter acesso ilimitado a atrações como o Parque das Fontes e o Hot Park, lugar onde está localizada nossa piscina de ondas. Por lá, você ainda pode aproveitar mais de quinze atrações incríveis, desde as mais radicais até as que são feitas para relaxar.

No resort, você ainda pode aproveitar várias opções de restaurantes, bares, sorveterias, cafés e adegas. Afinal, não há nada melhor do que provar pratos incríveis enquanto conhece destinos novos, não é mesmo?

Viagem segura e divertida

Por aqui, sua viagem é totalmente segura. Isso porque estamos seguindo todas as medidas de prevenção contra a COVID-19, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Confira nossas opções de hospedagem e agende sua estadia.

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite o melhor de Goiás no Rio Quente Resorts!

Confira