Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 25 de abril de 2022, 5 min de leitura

A pizza é uma das comidas mais queridas em todo o mundo, mas também uma das mais versáteis: há massas finas e grossas, caras e baratas, além de uma infinidade de sabores. Tem tipos de pizza para todos os gostos!

Neste texto, o Rio Quente Resorts celebra a tradição e a diversidade da pizza: vamos contar a história do alimento, os principais tipos e os sabores mais queridos pelos brasileiros.

Então, venha conosco e conheça ainda mais a iguaria! Inclusive, o Rio Quente Resorts possui a Pizzaria Olivia no complexo, conhecida pelas pizzas de forno à lenha deliciosas e pelo atendimento espetacular!

A história da pizza

Houve receitas semelhantes na civilização romana e na egípcia. Porém, a pizza como conhecemos hoje surgiu em Nápoles, na Itália, por volta do século XVII, principalmente após a chegada do tomate à Europa, a partir da colonização espanhola.

O alimento se difundiu para outras regiões no mundo no final do século XIX, possibilitando novos tipos de pizza. Assim, as primeiras receitas chegaram ao Brasil pela imigração italiana e, a partir da década de 1950, houve um crescimento da popularidade nas cidades.

Estilos de pizza

A história da pizza como o alimento foi se modificando, ganhando novos ingredientes e novas escolas de culinária. Então, falar de todos os tipos de pizza seria uma tarefa para um livro! Por isso, aqui, listamos duas das principais encontradas no mundo e a versão brasileira que conhecemos.

Napolitana

A tradicionalíssima pizza napolitana tem se popularizado nas cidades brasileiras. É uma pizza de massa fina de fermentação natural que, depois de passar pelo forno à lenha com cúpula, fica crocante e saborosa. A napolitana é individual, tem cerca de 35 cm e recheio na medida.

O rigoroso modo de preparo é reconhecido como um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Além disso, ela tem dois sabores originais: a marinara, feita com molho de tomate, lascas de alho, azeite e orégano; e a margherita, com molho de tomate, azeite, queijo mussarela e manjericão.

Nova-iorquina

Nova Iorque é considerada um símbolo para os amantes de pizza. Por lá, existem opções dos mais diferentes tipos a cada esquina. Porém, a versão conhecida como nova-iorquina é feita para comer nas ruas: vendida em pedaços grandes e dobráveis, preparada em forno a gás, com base de molho de tomate e queijo.

Brasileira

Não existe um consenso sobre um estilo de massa 100% brasileiro. Contudo, essa é justamente uma característica nossa: desenvolvemos uma infinidade de modos de preparo e recheios!

Comparada às pizzas napolitanas e nova-iorquinas, colocamos uma maior quantidade de recheio. Até mesmo sabores tradicionais com muitos ingredientes, como a portuguesa, foram inventados por aqui! A pizza com borda recheada é outra querida dos brasileiros.

tipos de pizza

Sabores mais populares no Brasil

Qual é o seu sabor favorito? Diferentes tipos de pizza não faltam. Cada região do Brasil tem preferências e sabores únicos! Por isso, a Associação Brasileira de Restaurantes (ABR) realizou uma pesquisa e identificou os recheios mais populares de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Calabresa

A pizza de calabresa é, de longe, a favorita dos brasileiros, com 30% de preferência. Servida com ou sem molho de tomate — como é popular em São Paulo —, a calabresa caiu no gosto nacional. Com um sabor intenso, a combinação de calabresa, molho e cebola é perfeita!

Marguerita

Como vimos, a pizza de marguerita é um dos sabores mais tradicionais e extremamente popular até hoje. A combinação de queijo, tomate e manjericão homenageia o visual da bandeira italiana e é espetacular no paladar. Com poucos ingredientes, a marguerita mostra que, muitas vezes, menos é mais.

Portuguesa

Diferentemente da marguerita, a pizza de portuguesa possui muitos ingredientes: queijo, presunto, ovos, ervilha, cebola e azeitona. Porém, os sabores combinam muito bem, além de saciar a fome, representando 21% dos pedidos nas capitais.

Frango com catupiry

A pizza de frango com catupiry, com certeza, não está entre os sabores originais, mas despertou a paixão do brasileiro ao longo do tempo. O catupiry e o frango elevam as qualidades um do outro e combinam com outros ingredientes como milho e cebola.

Mussarela

Se a marguerita já mostra que é possível fazer muito com poucos ingredientes, a pizza de mussarela é a prova cabal. Molho, queijo, orégano e talvez uma azeitona se unem em uma excelente refeição.

Conheça a Pizzaria Olivia no Rio Quente Resorts!

Quais são seus tipos de pizza favoritos? Com certeza, a Pizzaria Olivia terá as opções mais saborosas, com os ingredientes de melhor qualidade e uma massa perfeita. O restaurante fica no Rio Quente Resorts, lado a lado dos quartos mais confortáveis e das atrações mais empolgantes!

A Pizzaria Olivia oferece excelentes tipos de pizza, além de uma carta variada de vinhos e bebidas. Nosso cardápio é completo e diversificado para agradar a todos os gostos!

Quer conhecer a pizzaria e todas as atrações do Rio Quente Resorts? Então, não deixe de conferir uma de nossas opções de hospedagens e faça sua reserva. Para os amantes da culinária, entre abril e maio, apresentamos o festival Sabores do Brasil, com o melhor da gastronomia nacional!

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite nossos pacotes promocionais e conheça o Rio Quente!

Confira